-
Arquitetos: Studio Arquitectos
- Área: 262 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Loris Guzzetta, Pablo García Figueroa
-
Fabricantes: American Standard, Helvex, Ikea, Llano de la Torre, Technolite, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tulum é conhecido por ser um lugar no Caribe Mexicano visitada frequentemente por novaiorquinos, entre outros cidadãos do mundo. Seja na área da praia ou na área urbana, divisão claramente marcada em Tulum, em ambos os casos os visitantes têm a oportunidade de enriquecer-se de uma experiência rural, de natureza, de paz e de simplicidade.
Com forte relação ao contexto que está inserida, a Casa T é uma residência privada de 262 m², em um terreno de 10 x 50 m composta por três dormitórios de hóspedes. O cliente, um estilista de Nova York, desejava um espaço integrado a um paraíso caribenho, com muitas texturas, ênfase na cor e adaptação ao contexto tropical.
O processo de projeto é personalizado ao cliente: se este se convertesse em elementos arquitetônicos, a Casa T seria sua presença espacial. A meta era uma composição de volumes e formas, ritmos e texturas, surpreendendo o expectador. Simples e por sua vez complexo, em um cenário tropical que alcança certa elegância urbana. A tarefa foi difícil no sentido de não trazer um pouco de Nova York, mas de interpretar um novaiorquino no contexto de Tulum. O estilo de vida que o espaço gera é aquele de andar descalços, chegar de bicicleta, vertir-se de maneira casual sem perder o estilo e muita sensualidade.
A experimentação dos acabamentos de concreto foi a base de uma série de provas a mão, brincando com os polidos e pigmentos, uma vez que a mão de obra local não estava acostumada este tipo de aplicação. Nem tudo foi experimentação, existe constante presença do "piso de pasta", vigas feitas a mão com padrões decorativos, seguindo a paleta de cores da Casa T, herança de construções da época colonial muito vista no estado vizinho de Yucatán, dentro da península. A união entre os materiais foi uma composição baseada em uma introspectiva em relação ao cliente, trabalhando os interiores em conjunto com ele.
A personalização chegou à tal ponto que se os volumes forem vistos de cima, criam um T. Existem certas sombras próximasà piscina que criam um T. Os nichos dos acessórios de banheiro são ocos formando um T. O reflexo "de vir da Cidade (NY) ao Caribe Tropical de Tulum" está nos materiais de cimentos polidos rodeados de constante vegetação com uma piscina longitudinal. Uma abordagem importante da integração com a natureza teve o máximo de respeito possível com as árvores existentes, como é a escultura do quarto "El Viento", assim como a incorporação destas nas varandas. A abordagem mais forte da casa é em relação ao espectador através de provocações constantes e emoções encontradas enquanto se descobre os caminhos de seus espaços.
Quarto La Tierra: Localizado no térreo, conta com vistas ao jardim de acesso e em direção à piscina. Áreas sociais e quartos separados. Mini-cozinha/copa, sala de estar, closet, banheiro compartilhado com o quarto, que inclui um móvel de cimento cinza polido composto pela cama e closet.
Quarto El Viento: localizado no térreo, vistas para o jardim posterior e à piscina. Possui áreas social e quarto juntos. Mini-cozinha/copa e sala de estar, móvel de cimento cinza polido composto pela cama, banheiro e closet.
O quarto El Fuego: localizado no primeiro pavimento, conta com com vistas para o jardim posterior, varanda privada e varanda social. Áreas social e quarto unidos. Mini-cozinha/copa, móvel de cimento cinza polido composto pela cama, banheiro e closet.